
Bem vindo ao nosso website sobre naturismo
LISTA DE PRAIAS NATURISTAS NÃO OFICIAIS
Praia Osso da Baleia
Principal praia do Concelho de Pombal, que pode alcançar-se a partir da povoação de Carriço, no IC1-N109, que liga Leiria à Figueira Foz.
Pela sua grande extensão de areal, é sempre possível encontrar um sítio agradável (e recatado, se o dia for muito textil). Desde 2002 que começou a ser frequentada por naturistas, de uma forma não muito regular, mas ainda assim cada vez mais frequente. Antes de se instalar para umas horas de sol "au naturelle", verifique o ambiente - nem todos os dias há nudistas por estas paragens...
Praia do Palheirão
Situa-se entre Aveiro e a Figueira da Foz, mais precisamente entre as praias de Mira e Tocha. Pode aceder-se a partir do IC1-N109, por várias formas: a partir de Ermida, virar para oeste e seguir sempre em frente até Palheirão; a partir da Tocha, seguir em direcção à praia e, 500m antes, virar para Norte por uma estrada de terra batida e tomar o cruzamento para Palheirão (esquerda), após o que é mais meio quilómetro até ao destino; também se pode viajar para sul a partir da Praia de Mira, pela estrada junto aos parques de campismo, até ao cruzamento (para a direita, oeste) que leva ao Palheirão. Praia muito agradável, areal extenso e águas limpas que formam pequenos lagos na maré vazia. De notar a ausência completa de "mirones".
Praia Fonte da Telha
Há várias maneiras de chegar à Fonte da Telha. A partir de Lisboa, pode ir-se pela Caparica e depois sempre para Sul até ao cruzamento que desce para a aldeia, ou pela Estrada Nacional 10 (depois da Ponte sair para Almada e seguir para Sul) até à Cruz de Pau. Depois à direita em direcção às Praias (vai ter directo à Fonte da Telha). Quando chegar à aldeia vire à esquerda e siga até ao fim da estrada, onde pode deixar o carro mesmo ao lado da praia. Uma alternativa muito apreciada é, em vez de descer para a aldeia, seguir para sul até à Base da Nato. Deixe o carro e siga para o mar pelos carreiros entre as dunas (cerca de 1km) - vai ter directamente aos melhores locais da praia. Prepare-se para uma subida de regresso que compensa duas horas de ginásio...Praia extensa de areia branca, dunas e mata com muita vegetação. Tem recantos idílicos, se explorar a falésia para Sul, um quilómetro ou mais. Três nascentes fornecem água que pode beber e se procurar bem também encontra argila. Prática habitual de nudismo há mais de trinta anos, numa mistura cordial de texteis e naturistas. Mar normalmente calmo, pouco vento, sol até muito tarde, é costume ver-se gente na praia até ao cair da noite.
Praia da Ilha do Pessegueiro
Entre Porto Covo e o Malhão, no litoral alentejano. O melhor caminho a partir de Lisboa é a Auto-Estrada do Sul até Grândola e depois em direcção a Sines. Antes de chegar a Sines, corte à esquerda para o Algarve e siga por S. Torpes até perto de Porto Covo e vire à esquerda até à Ilha do Pessegueiro. A Praia fica mesmo em frente da Ilha, numa paisagem magnífica. O caminho termina num relvado onde pode deixar o carro. Para a direita fica uma praia têxtil, mas se subir o morro à esquerda chega a um lajeado com pequenas praias de areia entre os cortes na rocha, onde é habitual a prática de nudismo.Praias pequenas e limpas, com recantos bonitos. Água fria. Poucos ventos e muita tranquilidade. Para Sul, estende-se uma praia larga de areia branca.
Aqui seguem os mapas de como chegar a mais algumas praias importantes para a prática naturista. Atenção: não são oficiais, mas durante os meses de verão é muito comum e natural encontrarem-se familias inteiras nestas praias totalmente despidas de "preconceitos". Afinal de contas somos todos humanos.
Praia da Adraga Praia da Ilha da Armona
Praia de Beliche Praia da Comporta
Praia do Malhão Praia do Monte Velho
Praia de Rio de Prata Praia do Salgado
Praia Serra d'El Rei Praia da Ursa
Praia do Zavial